Pages - Menu

17/12/2012

O meu PLE



Este é um ensaio da uma possível representação do meu Personal Learning Environment, vulgo PLE.
Construí-lo foi um enorme desafio. Agora parece-me uma excelente ideia para uma framwork ativa.
Um PLE, não é uma aplicação, nem uma ferramenta que se instala, mas sim um ambiente, criado a partir dos espaços onde nos movemos na Internet, para aprender, trabalhar, colaborar, comunicar e socializar.
Assim e pensando nessas 4 variáveis, tentei organizar o meu PLE em 3 partes distintas, mas interligadas entre si: ferramentas, recursos e pessoas.
Organizei as ferramentas por grupos: ferramentas de pesquisa, ferramentas para partilha de ficheiros, para criar e partilhar sreencasts e podcasts. Ferramentas para publicar vídeos on-line, para localização e mapeamento, Rss Feeds e social bookmarking. O grupo LMS ficou sozinho. Poderia tê-lo incluído no software social, mas dadas as caraterísticas com que utilizo essas ferramentas, pareceu-me mais adaptado ao meu estilo de aprendizagem ficar assim.
Ao grupo dos recursos, dei o nome de partilha e colaboração on-line.
Por fim veio o grupo das pessoas, que denominei de comunicação, tal como poderia ter sido, por exemplo, rede pessoal. Aí inseri o software sociail que utilizo, o software para comunicação síncrona, o correio eletrónico e os mundos imersivos tridimensionais em que me movo.
Quando comecei a fazer os relacionamentos, desisti, pela profusão de linhas que apenas me pareceu servir para gerar poluição visual.

Na verdade tudo no meu PLE está relacionado. Crio, comunico, partilho, aprendo, pesquiso, publico, recorrendo a todos os aplicativos que utilizo. Eles coexisstem, tal como as duas identidades que possuo e com as quais me identifico na perfeição.

Hoje o meu PLE é assim, amanhã será diferente!

Tentando apenas relacionar entre si as várias ferramentas, ficou assim:


Sem comentários: