Pages - Menu

10/12/2012

Bibliografia Anotada PLE



Bidarra, J., Sousa, A.M., Grazina, F., Simões, P. e Azevedo, P. (2010). Personal Learning Environments no contexto virtual de um mestrado em Comunicação Educacional Multimédia. in Rodriguez, M.C., Silveira, R.A. e Escudeiro, P. (Eds), TICAI 2010. Capítulo 10, pp 67-74, ISBN: 978-84-8158-548-3. Disponível no URL:  http://romulo.det.uvigo.es/ticai/libros/2010/2010/cap10.pdf . Acedido em Dezembro de 2012

Neste artigo, escrito por um professor e por estudantes do mestrado de Comunicação Educacional Multimedia, à frente designado por MCEM, inseridos no contexto do ensino a distância da Universidade Aberta, em Portugal, é analisada a experiência de estudantes de MCEM, durante o ano letivo de 2009/ 2010, com modalidades de aprendizagem pessoal, baseados em Personal Learning Environments (PLE’s).
Os autores consideram que os  ambientes pessoais e aprendizagem são constituídos por vários sistemas, podendo incluir desde redes sociais, a ambientes virtuais e software livre, todos eles interligados, desde que adaptados aos contextos pedagógicos e às competências a adquirir.  
Pretenderam com esta experiência que o ensino/ aprendizagem que estavam a praticar/ usufruir, fosse um equilíbrio entre as necessidades individuais e a oferta pedagógica.  
Analisaram as componentes e os recursos, utilizadas pela oferta pedagógica de oito unidades curriculares do mestrado. Analisaram também os recursos a que a LMS moodle lhes permitiam aceder, e posteriormente o que cresceram e concretizaram com as PLE que utilizaram a nível pessoal e colaborativo, bem como, ainda, com outras aplicações que usaram,  recomendadas pelos professores. 
Terminam o artigo com uma tabela em que organizaram resultados encontrados sobre a utilização de pontos fortes e pontos fracos do Moodle vs PLE’s.
A leitura deste artigo é muito interessante. Sem dúvida que há muitas questões a colocar e alguns pontos a explorar. Contudo, ele permite refletir sobre o futuro do EaD e sobre a necessidade de se encontrar um equilíbrio entre o que é institucional e a atualização relacionada com as necessidades pessoais do aluno e as exigências da atual web. Nos tempos que correm, em que a conetividade é a palavra chave, faz cada vez mais sentido que o trabalho individual esteja visível para ser partilhado, reutilizado, “remixado”, desde que, obviamente, os direitos de autor estejam salvaguardados.

Adell, J. (2010). Que es um PLE -  Personal Learning Environment? [Vídeo]. Entrevista concedida a Conocity – Ciudad del Conocimiento. Disponível em http://conocity.eu/jordis-personal-learning-environment/. Acedido em Dezembro de 2012.


Neste entrevista Jordi Adell, descreve a sua visão sobre as PLE (Personal Learning Environement).
Recorrendo a caneta e papel, pois encontra-se em plena via pública, Jordi  cria  um mapa concetual soble o PLE.
Inicia a entrevista referindo que um PLE não é uma ferramenta, nem uma aplicação, uma plataforma de aprendizagem ou uma forma de ensinar mas sim uma maneira de aprender, ou seja uma forma de se ralacionar com o conhecimento. É uma maneira de entender como se aprende, em que não há programa, nem exames, nem obrigatoriedade. Cada um escolhe o que quer aprender, como e quando.
Fala dos pressupostos teóricos dos PLE e dos seus componentes.
Mostra-nos que o PLE se divide em três partes
1. As ferramentas, onde se discute o foco na aprendizagem, os objetivos pessoais e as possibilidades/ ferramentas oferecidas pela Internet;
2. Recursos, ou seja, as fontes de informação utilizadas para aprender: blogs, revistas, wikis, páginas web, etc.)
 3. PNL (rede pessoal de aprendizagem) , ou seja as pessoas com quem mantemos contacto, e com quem estabelecemos comunicação mediada, redes sociais, etc..
Dá uma relevância especial a uma participação ativa  na comunicação e na partilha de recursos.  Jordi afirma que para se construir um bom PLE há que cuidá-lo ao longo do tempo, ser generoso e estabelecer relações de confiança.
Considero este vídeo muito interessante pela forma  clara e objectiva com que define as PLE. Os conceitos que nos deixa, associado ao mapa concetual, pode ser muito interessante para a execução da 2.ª parte do trabalho desta unidade curricular, por isso deixo aqui o URL, onde ele pode ser consultado.

Sem comentários: