Pages - Menu

19/11/2012

myMPEL, 2012




 A conferência myMPel, 2012, realizou-se no passado dia 9 de Novembro no Salão Nobre do Palácio de Ceia.
Obedeceu a um programa, muito bem conseguido,  organizado,por paineis temáticos, cujas apresentações versaram conteúdos muito interessantes e que vêm ao encontro, quer de problemáticas atuais, quer de áreas/ ambientes emergentes do ponto de vista educativo.
Vale a pena referir nesse âmbito o trabalho apresentado pelo Professor António Teixeira, proveniente de uma reflexão  efetuada pelos fellows europeus. A apresentação sobre os MOOC (massive, open, online courses), uma temática  emergente e que prevejo ira ter grande importância a nível educacional, sobretudo para a aprendizagem informal e para um ensino sem fronteiras.
 A interatividade num objeto virtual, foi outra das apresentações interessantes que pudémos visualizar, pela  importância cada vez maior dos objetos de aprendizagem. O papel do professor está em mudança, mudança essa, que será acelarada com a possibilidade de utilização das tecnologias móveis, em qualquer lugar, inclusivé na escola. Já há longos anos que se  fala de um professor como facilitador e organizador de conteúdos. .No entanto as tecnologias móveis, a que os alunos/ estudantes acedem cada vez com maior facilidade, fazem com que esse professor esteja cada vez mais próximode nós. Por fim, mas não menos importantes quero referir a apresentação sobre os REA (Recursos Educacionais Abertos), outa outra área emergente.que se tem vindo a expandir na última década, possibilitando a livre partilha de recursos à escala global.



Sem comentários: