Pages - Menu

21/11/2012

Reportagem da 3.ª Conferência myMPeL2012

Nesta reportagem, que passou na RTP2, no ia 19 de Novembro, no espaço da Uiversidade Aberta, é possível assistir a entrevistas de estudantes e professores do mestrado de Pedagogia do e-Learning.


19/11/2012

myMPEL, 2012




 A conferência myMPel, 2012, realizou-se no passado dia 9 de Novembro no Salão Nobre do Palácio de Ceia.
Obedeceu a um programa, muito bem conseguido,  organizado,por paineis temáticos, cujas apresentações versaram conteúdos muito interessantes e que vêm ao encontro, quer de problemáticas atuais, quer de áreas/ ambientes emergentes do ponto de vista educativo.
Vale a pena referir nesse âmbito o trabalho apresentado pelo Professor António Teixeira, proveniente de uma reflexão  efetuada pelos fellows europeus. A apresentação sobre os MOOC (massive, open, online courses), uma temática  emergente e que prevejo ira ter grande importância a nível educacional, sobretudo para a aprendizagem informal e para um ensino sem fronteiras.
 A interatividade num objeto virtual, foi outra das apresentações interessantes que pudémos visualizar, pela  importância cada vez maior dos objetos de aprendizagem. O papel do professor está em mudança, mudança essa, que será acelarada com a possibilidade de utilização das tecnologias móveis, em qualquer lugar, inclusivé na escola. Já há longos anos que se  fala de um professor como facilitador e organizador de conteúdos. .No entanto as tecnologias móveis, a que os alunos/ estudantes acedem cada vez com maior facilidade, fazem com que esse professor esteja cada vez mais próximode nós. Por fim, mas não menos importantes quero referir a apresentação sobre os REA (Recursos Educacionais Abertos), outa outra área emergente.que se tem vindo a expandir na última década, possibilitando a livre partilha de recursos à escala global.



18/11/2012

myMPeL


MyMpel é um modelo de conferência criado há 3 anos atrás, por iniciativa da coordenação do mestrado de Pedagogia do e-Learning, que o organiza em colaboração com os estudantes de mestrado, da edição em curso.

Tem como finalidade propiciar a toda a comunidade do mestrado, um espaço de encontros, reencontros, partilha, reflexão e diálogo.

Estive nas duas edições  anteriores, myMPeL, 2010 e myMPeL, 2011 como conferencista e como participante, tendo realizado em 2010, com Angelina Macedo, a comunicação: "Experiência sobre o uso do Second Life, no âmbito do Curso de Mestrado MPEL" e em 2011, a comunicação: "Processos de Comunicação e Aprendizagem em e-Learning: Uma Experiência no Second Life".


Este ano a minha participação na conferência myMPeL, seria uma experiência diferente, uma vez que, por motivos profissionais, não tinha a possibilidade de me deslocar. Assim, fiz a minha inscrição on-line, no entanto, por limitações da rede em que me encontrava, não consegui aceder.

Contudo, procurei informar-me sobre o que se passou, vendo os   registos fotográficos da conferência e acompanhando logo que me foi possível nas redes sociais: Twitter e Facebook, e ainda em Crowdvine, a rede social para a conferência myMPeL, que integra toda a informação das várias edições.


 Através do slideshare consultei as  apresentações efetuadas. Este seviço constitui-se como um repositório das apresentações e programas das várias edições da conferência.
Mais uma vez a diversidade e qualidade, denotou o vasto e rico trabalho desenvolvido ao longo do mestrado, quer pelos estudantes, quer pelos professores.









 Este comentário do João, retirado do facebook, mostra a leveza e satisfação do "dever cumprido", após longas e longas horas de trabalho.
 
Apesar de não ter estado lá, consegui respirar o ambiente vivenciado!

Atividade 1

Atividade 0

Nesta Atividade foi proposta a realização de um diagnóstico sobre o tema "Ambientes e Pedagogias Emergentes".


Propostas de trabalho

Com boa disposição e incentivo as propostas foram surgindo:

Iniciámos com o fórum de apresentação individuais, onde cada um fez a sua apresentação, aguardando os posteriores comentários...

17/11/2012

Bem Vindos!


Este Blog foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Ambientes e Pedagogias  Emergentes, do doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e elearning da Universidade Aberta, sob a tutela da Professora Doutora Lina Morgado.

A todos os colegas, Professora e demais visitantes, quero deixar as Boas Vindas!
Visitem, comentem, sugiram...!